Conchita Rocha é jornalista especializada em comunicação e produção de conteúdos. Em sua trajetória profissional reúne experiências profissionais em empresas jornalísticas de televisão, jornalismo impresso e online, tendo atuado como assessora de imprensa em empresas públicas e privadas.
Em 2013 fundou o Estúdio OkaLab – Design e Comunicação em parceria com o designer espanhol Luis Sardá. Como gestora e responsável pelo setor de Comunicação da empresa, participou de trabalhos de produção de conteúdo e revisão de projetos desenvolvidos por Okalab.
Formação e histórico profissional

• 2019 - Projeto de Revitalização do Centro Cultural Três Poderes de Basília: Expografia doPanteão da Patria, Museu Histórico de Brasília e Espaço Lúcio Costa - Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal - UNESCO
• 2019 -Instalação Exposição “Bosque das Línguas Indígenas no Brasil” - Memorial dos Povos Indígenas de Brasília
• 2013 - Execução de planejamento, pesquisa gráfica, levantamento de conteúdos, pesquisa sobre legislação relacionada a sinalização turística e de trânsito e equipamento de sinalização brasileiro para elaboração do Manual de Sinalização do Patrimônio Mundial do Brasil: Orientações técnicas para sua aplicação.
• 2014 - Desenvolvimento de documento técnico contendo as orientações para a aplicação da sinalização de bens culturais declarados Patrimônio Cultural do Mercosul, com as adaptações dos elementos gráficos da sinalização do Patrimônio Mundial do Brasil para o Patrimônio Cultural do Mercosul.
• 2014 - Sinalização do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil – adaptação dos elementos gráficos da sinalização do Patrimônio Mundial no Brasil para o Patrimônio Imaterial.
• No campo da editoração, coordenou o projeto de criação da publicação MPDFT em Revista, do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), onde foi assessora de Comunicação de 2003 a 2006; e participou, como redatora, das publicações A Revolução do Local (AED, 2002), para a Agência de Educação para o Desenvolvimento e do Plano Nacional de Cultura: Diretrizes Gerais – primeira edição (Câmara dos Deputados, 2007).
• Como colaboradora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (Opsan/UnB), coordena as ações de comunicação da rede virtual Ideias na Mesa, em cujos objetivos estão a troca de experiências e a produção de referenciais técnicos, conceituais e metodológicos para fortalecer a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no país. É editora da revista Ideias na Mesa, publicação semestral da rede.
As temáticas de Diretos Humanos e Sociais vêm ocupando grande espaço nos projetos e reportagens dos quais participou. Em 2008 começou carreira como editora do Núcleo de Programas Especiais da TV Brasil/EBC. Integrou as equipes ganhadoras dos prêmios Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (2012-categoria TV/Documentário) – reportagem Crimes da Ditadura e Anamatra de Direitos Humanos (2012- categoria Televisão) – reportagem O Nosso Lixo. O mesmo trabalho obteve o segundo lugar no Prêmio Sindiverde de Jornalismo 2012, na categoria Mídia Eletrônica, promovido pelo Sindicato das Empresas de Reciclagem e Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Estado do Ceará. Recebeu ainda o Prêmio Microcamp de Jornalismo-2012, na categoria TV, pela edição da reportagem O Lixo Eletrônico no Brasil, que percorreu cinco capitais de estados brasileiros – Manaus, São Paulo, Brasília, Salvador e Curitiba. A mesma produção foi finalista do Prêmio Jornalistas/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade-2012.

Conchita Rocha é graduada em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (1986). É fluente em língua espanhola.

Assessora-chefe de Comunicação Social
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Assessorou dois Procuradores-Gerais de Justiça entre os anos de 2003 e 2006 e coordenou as ações de Comunicação e Marketing da instituição no período. Como assessora do MPDFT, chefiou equipe formada por quatro jornalistas, secretários administrativos e estagiários em jornalismo.
Promoveu ações de incremento à comunicação interna e externa da instituição, entre elas a realização do 1º Encontro MPDFT Imprensa, com a participação de jornalistas da revista Época e de O Estado de São Paulo.
Com o objetivo de dinamizar a divulgação de notícias sobre o Ministério Público do DF, criou a publicação MPDFT em Revista e os boletins eletrônicos MPDFT Notícias e Informe PGJ, além de imprimir um novo ritmo à publicação de matérias produzidas pela Assessoria no site da instituição, www.mpdft.gov.br.

Assessora de imprensa
Conferência Regional das Américas contra o Racismo, realizada pela Seppir-PR – 26 a 28 de julho de 2006

Repórter e roteirista de vídeos
Programa Comunidade Ativa Secretaria Executiva da Comunidade Solidária (governo federal).
Como repórter, fez a cobertura jornalística de eventos de Fóruns de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (Delis), em diversos estados brasileiros, além de direção e roteiro de vídeos sobre a experiência do Fórum de Delis de Esperança, na Paraíba, “A Comunicação que vem de Esperança” e o vídeo Comunicadores Locais, sobre oficinas de comunicação para a formação de comunicadores nas cidades vinculadas ao Comunidade Ativa (2002 e 2003).

Assessora de comunicação
Universidade de Brasília – OPSAN
Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional da UnB
Desenvolveu projeto e Plano de Comunicação da Rede Ideias na Mesa, de Educação Alimentar e Nutricional. Atualmente, coordena ações de comunicação da Rede e do site Ideias na Mesa. É editora e redatora da série de revistas Ideias na Mesa, publicação.

Redação, edição e revisão de publicações

Cursos de autoaprendizado à distância do “Programa Apoio à implementação das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN): qualificação da formação profissional e das ações”.
Publicação “Agricultura Familiar, Alimentação Escolar e a realização do Direito Humano à Alimentação”, de autoria da Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (Abrandh), em parceria com Ibase, Conab e FNDE.
Redação de textos para o Plano Nacional de Cultura – Ministério da Cultura/2008.

Assessorias
Associação Nacional dos Procuradores da República – ANPR – 1998 a 1999
Associação dos Fiscais da Previdência (Anfip) – 2001
Associação Nacional dos Procuradores da  República (ANPR) – 2000 a 2001
Secretaria de Recursos Hídricos (Min. Meio Ambiente)  – 1998 a 1999
Informe Comunicação e Assessoria de Imprensa – 1995 a 1996
Fundação Hospitalar do Distrito Federal – 1985 a 1987

Roterista e Editora de TV
TV Brasil
Editora do Núcleo de Programas Especiais – 2008 a 2015
STB – TV Studios
Editora de texto – 2006 a 2008
Produtora de política no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto
1990 a 1995
JCV - Filmes - 2006
TVE – Associação de Comunicação Roquete Pinto - 1998 a 2000
Rede TV – TV Omega – 2000 a 2002
TV Brasília
Repórter – 1986 a 1987

Jornalismo Impresso

Agência Estado - 1989 a 1990
Jornal de Brasília - 1987 a 1989

Prêmios
direção e edição de reportagens de TV

“Crimes da Ditadura”
Prêmio Vladmir Herzog de Anistia e Direitos Humanos  na categoria TV/Documentário com a reportagem  –  2012.

“O Nosso Lixo”
Anamatra de Direitos Humanos (2012- categoria Televisão) - reportagem. Segundo lugar no Prêmio Sindiverde de Jornalismo 2012, na categoria Mídia Eletrônica, promovido pelo Sindicato das Empresas de Reciclagem e Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Estado do Ceará.

“O Lixo Eletrônico no Brasil”
Prêmio Microcamp de Jornalismo na categoria TV – 2012.

You may also like

Back to Top