Identidade Visual do Centro Cultural Três Poderes, do Espaço Lucio Costa, do Museu Histórico de Brasília e do Panteão
As marcas foram criadas para os equipamentos culturais da Praça dos Três Poderes: Lucio Costa, Panteão e Museu Histórico de Brasília, além da logo que unifica todas as marcas do Centro Cultural Três Poderes. A ideia central na criação da identidade visual dos equipamentos parte de imagens literais das edificações pousadas sobre uma única linha, fio condutor que representa a praça, dando o caráter de pictograma. Esta formatação permite a rápida identificação do espaço Lucio Costa, do Panteão da Pátria e do Museu Histórico de Brasília. Na logomarca do Centro Cultural as imagens dos três equipamentos aparecem entrelaçadas.
A imagem está acompanhada pelo nome principal de cada um dos equipamentos, em destaque. A composição tipográfica possui a mesma fonte, tanto para o nome quanto para a palavra-chave, que está em bold. A tipografia é IBM Plex Sans.
Na logomarca do Espaço Lucio Costa há uma diferenciação dos demais equipamentos na linha que representa a Praça dos Três Poderes, que, nesta versão, aparece acima da edificação, seguindo o desenho da construção. Vê-se o desenho das abóbodas da laje, característica do espaço subterrâneo. A cor da tipografia cinza escuro é Pantone® 418C e o desenho tem o azul Pantone® 279C.
Na marca do Panteão, a forma de pomba usada como perfil literal da arquitetura permite o reconhecimento direto do traço característico da edificação. A cor usada para a tipografia é a cinza escuro Pantone® 418C e o amarelo do desenho é o Pantone® 1235C.
Na imagem criada para o Museu Histórico de Brasília vê-se, no bloco que une a linha da praça e o corpo principal do edifício, o equilíbrio perceptível da arquitetura em assimetria. A tipografia sempre ficará centralizada em relação à linha principal que representa a praça. A cor da tipografia, como nos outros casos, é o cinza escuro Pantone 418C e o desenho traz o vermelho Pantone Warm Red C.

A Identidade Visual deste manual foi criada pelo designer Luis Sardá (luis@okalab.com.br) no âmbito da consultoria para a revitalização dos equipamentos do Centro Cultural Três Poderes. (Acordo 914BRZ4020 - Cultura GDF/UNESCO)

You may also like

Back to Top