A partir da realização de estudo e diagnóstico sobre o design, a comunicação e os conteúdos das exposições já existentes no Panteão da Pátria, do Museu Histórico de Brasília e do Espaço Lúcio Costa, foram realizados os projetos expográficos para os três equipamentos culturais. Também foi criada uma nova proposta de sinalização para atender o público do ponto de vista de visibilidade, circulação e da facilitação do acesso ao conjunto.
Espaço Lucio Costa
Museu Histórico de Brasília
Panteão da Pátria
Revitalização dos equipamentos culturais da Praça dos Três Poderes: Panteão da Pátria, Museu da Cidade e Espaço Lúcio Costa
O grande desafio deste projeto esteve centrado no fato de ser a Praça dos Três Poderes um espaço emblemático para Brasília e para o país. Mais do que equipamentos culturais, ela guarda a sede do poder da República com seus três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Construída e inaugurada com a nova capital, em 1960, a Praça dos Três Poderes nasceu da visão do urbanista Lucio Costa com forte simbolismo relacionado ao ideal democrático. O espaço singular é marcado pela monumentalidade da arquitetura de Oscar Niemayer. Os edifícios, dispostos em triângulo equilátero, demonstram o equilíbrio desejado entre os poderes da República.
Estudos que antecederam o desenvolvimento do projeto de design identificaram problemas de várias ordens no conjunto dos equipamentos culturais, desde a falta de sinalização adequada e conteúdo pouco aproveitado a um design expográfico envelhecido e inadequado. Seguiu-se então extensa pesquisa na qual verificou-se a aplicabilidade de diferentes recursos cênicos e tecnológicos para iluminação, audiovisuais, programas de interatividade e impressão 3D para maquetes, além de sinalização adequada para facilitar o acesso do público.
Assim, o projeto apresenta uma identidade visual para o Centro Cultural Três Poderes e nova expografia para os três espaços culturais, Lucio Costa, Museu Histórico de Brasília e para o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves. Também, sinalização interna e externa para os equipamentos, incluindo os demais elementos escultóricos da Praça, além de indicação de vias de acesso.
Luis Sardá - projeto de revitalização, expografia e direção de arte
Conchita Rocha - Produção de textos
Patrícia Sardá – design de interativos
Fabrício Vandick – modelagem 3D e audioguia da exposição