Painel de Introdução da exposição
Painel de Introdução da exposição
Painel "Burle Marx enm Congonhas"
Painel "Burle Marx enm Congonhas"
Roberto Burle Marx
entre as cúpulas brancas dos Passos
Roberto Burle Marx, considerado o mais influente paisagista do século 20, produziu uma mudança de paradigma de amplitude mundial, o jardim tropical moderno, que se tornou modelo de inovação. Seus projetos se destacam tanto pela sensibilidade artística quanto pela incorporação do conhecimento científico relativo às comunidades vegetais e sua relação com o ambiente.
Para ele, natureza e cultura constituem uma mesma esfera, anterior e superior ao homem, onde a humanidade se enraíza e identifica. Sua residência, o Sítio Roberto Burle Marx, atualmente pertencente ao Iphan, preserva um importante patrimônio genético onde sobrevivem plantas oriundas de ambientes silvestres atualmente devastados, as quais, sem a atuação de Burle Marx, seriam hoje desconhecidas. 
O paisagista iniciou sua carreira no Recife e prosseguiu, ao longo da vida, com a realização de expedições de observação e coleta, cercando-se sempre de botânicos, ilustradores e outros especialistas. As coletas de espécies em distintos biomas brasileiros e o seu trabalho de multiplicação, domesticação e conservação possibilitou a montagem da coleção, que pode ser considerada como um banco de germoplasma, numa visão de Recursos Genéticos Vegetais. 
Quando começou a desenhar jardins, o paisagismo utilizado no Brasil imitava modelos europeus. Ainda que possa ter mantido influências dos jardins barrocos, renascentistas e românticos, a nova proposta de jardim tropical não se enquadra em qualquer dessas escolas. Ao contrário: contrapõe-se a elas, adotando a exuberância tropical como critério de construção, com a utilização intensa da flora nativa, a incorporação de referências culturais nacionais e a busca de integração com o ambiente natural circundante.
Ficha técnica

José de Freitas Cordeiro Prefeito Municipal 
Sérgio Rodrigo Reis Diretor do Museu de Congonhas 
Eliane Gouvea Pesquisa e Produção Executiva
Fabíola Oliveira Cagnoni Diretora de Ação Cultural
Luis Sardá Design e Expografia
Margarida Maria Ferreira Coordenadora do Programa Educativo
Paulo Teixeira CoordenadorTécnico
Valdirene Andrade Coordenadora Administrativa

You may also like

Back to Top