Expo Linha do tempo – 60 anos de Brasília
Expo Linha do tempo – 60 anos de Brasília
Entrada no Espaço Lucio Costa
Entrada no Espaço Lucio Costa
Painel autoportante de entrada e saída do Espaço Lucio Costa
Painel autoportante de entrada e saída do Espaço Lucio Costa
Painel autoportante de entrada e saída do Espaço Lucio Costa
Painel autoportante de entrada e saída do Espaço Lucio Costa
Painel autoportante de entrada e saída do Espaço Lucio Costa
Painel autoportante de entrada e saída do Espaço Lucio Costa
Vista superior da maquete no Espaço Lucio Costa
Vista superior da maquete no Espaço Lucio Costa
Os pilares de sustentação, com estrutura metálica, serão colocados na união de quatro módulos, como mostra a perspectiva. Os vidros que limitam a área de acesso dos visitantes nas plataformas se estendem a todo contorno da maquete, criando uma proteção contra a poeira e acesso acidental do público.
Os pilares de sustentação, com estrutura metálica, serão colocados na união de quatro módulos, como mostra a perspectiva. Os vidros que limitam a área de acesso dos visitantes nas plataformas se estendem a todo contorno da maquete, criando uma proteção contra a poeira e acesso acidental do público.
As duas plataformas para acesso  do público sobre a área da maquete foram  desenhadas de acordo com as dimensões previstas  da própria maquete e devem ser instaladas sobre 16 módulos (4x4).
As duas plataformas para acesso do público sobre a área da maquete foram desenhadas de acordo com as dimensões previstas da própria maquete e devem ser instaladas sobre 16 módulos (4x4).
Exposição temporária 60 A[u]tores de Brasília. Esta exposição homenageia os 60 “filhos, ou autores de Brasília”, personagens que de alguma maneira construíram a cultura brasiliense e a vida social da cidade, por meio de suas obras e contribuições. Cada foto deve ser acompanhada de frase curta ou pensamento da pessoa sobre a cidade.
Exposição temporária 60 A[u]tores de Brasília. Esta exposição homenageia os 60 “filhos, ou autores de Brasília”, personagens que de alguma maneira construíram a cultura brasiliense e a vida social da cidade, por meio de suas obras e contribuições. Cada foto deve ser acompanhada de frase curta ou pensamento da pessoa sobre a cidade.
Exposição temporária 60 A[u]tores de Brasília
Exposição temporária 60 A[u]tores de Brasília
Painel autoportante de entrada e saída do Espaço Lucio Costa
Painel autoportante de entrada e saída do Espaço Lucio Costa
Expografia do Espaço Lucio Costa

Exposição permanente – Projeto do Plano Piloto de Lucio Costa
A ideia, para esta exposição, é a de manter o conteúdo existente sobre o projeto de Brasília,  de autoria do urbanista Lucio Costa, a partir do conceito original, mas com informações atualizadas sobre o tema, novo desenho e uso de recursos tecnológicos. Isto significa melhorar conteúdo expositivo, tanto na técnica de impressão quanto na técnica de apresentação dos painéis existentes, acrescentando, ainda, recursos audiovisuais e interativos. 
A parede oeste, ao fundo da sala, abrigará a exposição renovada sobre o projeto do Plano Piloto. O azul da parede original será mantido (cor Pantone® 279C) e a composição da área expositiva ganhará destaque com a introdução de volumes, apresentados com uma faixa de painéis horizontais, sempre com a mesma largura e a mesma altura da parede, e com pequenos blocos verticais que se superpõem a esse volume. Nas perspectivas se veem telas audiovisuais e um interativo, que serão dispostos ao longo do grande painel horizontal, com textos, fotos, vídeos e um interativo com as páginas do projeto de Lucio Costa. Neste mesmo painel será inserida a maquete tátil, em relevo, dedicada às pessoas com visibilidade reduzida e, também à experiência sensorial para o visitante. 
O primeiro painel, com o texto da apresentação e a foto de Lucio Costa, não possui equipamento audiovisual. As fotos e imagens de todo o painel devem ser impressas em UV diretamente sobre a lâmina de ACM, fixada sobre chassis de madeira. Este, e os módulos seguintes, todos em estrutura de compensado naval, serão desenhados com sistema de encaixe de madeira para a fixação na parede, conforme desenho. Isso facilita a retirada do painel quando necessário. Os demais painéis deste módulo têm inseridas, também, telas de TV LED Full HD 32” com sistema de fixação na parede, em formatos diferentes, adaptados às imagens, de forma que aproveite as telas em formatos horizontal e vertical. As TVs podem ser acionadas por controle remoto. O painel com a maquete tátil (reprodução menor, horizontal, da maquete central) será impresso em 3D ou com corte a laser e também será montado sobre chapa de compensado naval rígido na escala 1:10.000 (130 cm x 130 cm). Para a acessibilidade de cadeirantes, pessoas de baixa estatura e crianças, o painel contará com um sistema de suporte metálico articulável, com regulagem de altura. Uma tela de 43 polegadas touchscreen tátil, interativa, também inserida no painel, apresentará o projeto manuscrito de Lucio Costa para o Plano Piloto. O sistema da tela inclui um pequeno computador, por meio do qual se opera o interativo.

Exposições temporárias
Expo Linha do tempo – 60 anos de Brasília
A propósito da proximidade do aniversário de 60 anos da capital, considerou-se oportuno criar as exposições temáticas do Espaço Lucio Costa com conteúdo relacionado ao tema. Partindo da entrada do Espaço, a parede à esquerda apresenta o conteúdo sobre os 60 anos de Brasília, com linha do tempo que traz a evolução da cidade desde a sua fundação, em reproduções fotográficas. Essa parede contará com dados cronológicos desde a inauguração, percorrendo o período temporal por anos. Serão inseridos, a exemplo do que está posto no design, dados sobre a inauguração das principais edificações da cidade. Também deve contar com elemento audiovisual, interativo ou vídeo. 
Esta parede, localizada à esquerda de quem entra no Espaço Lucio Costa, deverá ser pintada na cor cinza-escuro fosco Pantone® Cool Gray 11-C. Inicialmente, temos um texto introdutório e, logo após, uma foto em tamanho grande, adesivada na parede, em vinil fosco (de 150 cm x 150 cm). Na linha cronológica, seguem os acontecimentos, ano a ano, em espaços separados por linha fina (com 35 cm entre cada um deles). O ano vem acima e as informações referentes a ele estão centralizadas, também aplicadas em vinil adesivado de recorte digital fosco. Um elemento diferencial será o ano 1960, ponto de partida que será apresentado por meio de um totem no qual estará inserido um tablet de 9,7 pol. para exibição de vídeos e fotos da inauguração de Brasília, de forma interativa. A estrutura deste totem será em compensado naval, de 15 mm de espessura, com tampa de ACM de 3 mm e sistema de fixação especial (como mostra o desenho) de fácil retirada do tablet para programação e manutenção. Este totem exigirá uma tomada de energia para o Ipad, que poderá ser programado para desligar-se automaticamente ao fim do dia e religar pela manhã. As fotografias, impressas em papel de alta qualidade, terão largura máxima de 30 cm e formatos diferentes. As reproduções fotográficas serão aplicadas sobre chassis de madeira de compensado naval plastificado de 15 mm de espessura. Neste painel, o sistema de fixação deverá ser feito diretamente com fita dupla face, porque as fotos são em menor tamanho e mais leves. Também haverá elementos silhuetados, aplicados diretamente na parede, para destaque especial,  por exemplo, como mostra o desenho, para a estátua da Justiça ou a Catedral de Brasília. 

Exposição temporária 60 A[u]tores de Brasília
Esta exposição homenageia os 60 “filhos, ou autores de Brasília”, personagens que de alguma maneira construíram a cultura brasiliense e a vida social da cidade, por meio de suas obras e contribuições. Cada foto deve ser acompanhada de frase curta ou pensamento da pessoa sobre a cidade. Esta parede, localizada à direita de quem entra no Espaço Lucio Costa, contará com 60 painéis equidistantes. Os painéis devem apresentar reproduções fotográficas de artistas, arquitetos, músicos, escritores, compositores, cantores, desportistas, etc. impressas em alta qualidade, em papel apropriado para exposições permanentes em museus e montadas em suporte rígido. A parede deste painel começa logo após o fim da exposição permanente, no canto direito da sala (em relação a quem entra no espaço) e deve ser pintada na cor cinza-escuro fosco (Pantone® Cool Gray 11-C), o que permitirá menor reflexão da luz sobre a maquete presente no centro da sala. No início desta parede haverá espaço dedicado ao texto de apresentação e, ao final, espaço para a ficha técnica de toda a produção expográfica da sala. Os textos serão aplicados em vinil de recorte digital fosco, com as medidas em detalhe, no desenho. O principal componente dessa expografia são os 60 painéis em compensado naval 
(plastificado) de 30 cm de largura e 15 mm de espessura, sobre os quais serão fixadas reproduções fotográficas, com 5 cm de distância entre cada painel. A borda é aparente e deve ser lixada e envernizada antes da aplicação das fotos. Os painéis estarão ligados por um eixo central, à altura de 150 cm em relação ao piso, o que permite boa visibilidade para o visitante de altura média. São peças impressas em alta qualidade, em papel apropriado para exposições permanentes em museus e montadas em suporte rígido. A iluminação desta e de outras paredes deverá ser direcional e dimerizável, de forma a não interferir na projeção que ocorrerá sobre a maquete. 
Maquete
Dos três equipamentos culturais da Praça dos Três Poderes, o Espaço Lucio Costa é o que ultrapassa, em muito, o número de visitas. O principal motivo é a curiosidade do público sobre a maquete realista do Plano Piloto localizada na área central da sala. criada em xxxx. possui alguns danos estruturais e também carece de atualização ou substituição. Conceitualmente, a ideia é manter o conteúdo relacionado ao projeto de Lúcio Costa, mas ampliar ambiente expográfico, de forma que exiba também mostras temporárias, em duas paredes. Outro ponto central é a necessidade de tornar a maquete um instrumento ainda mais potente do ponto de vista educativo e de atração turística, além de adequar o Espaço Lucio Costa, do ponto de vista luminotécnico.
Desta forma, foram concebidos os projetos expográficos que abrangem a exposição permanente sobre o Plano Piloto de Lucio Costa e as exposições temporárias, além de proposta de produção de nova maquete modelada e impressa em 3D, que abrigaria também vídeo-projeções.  
A maquete será produzida a partir do modelado tridimensional da cidade, impressa em 3D  com material de nylon branco. O desenho apresentado tem o objetivo de apoiar a sua produção que será realizada em 3D, com dados do Sistema Cartográfico do Distrito Federal, o Sicad.  A maquete está dividida em módulos de 1 x 1 m, subdivididos em submódulos de 25 cm para facilitar a impressão em 3D. Cada peça numerada é subdivida em 16 partes, formando segmentos de 25 x 25 cm. A escala é de 1: 1.000, ou seja, cada módulo (1 x 1 m) representa  1 quilômetro de terreno real. O que se pretende é que nesse modelado em 3D sejam elaborados tanto o relevo quanto os elementos arquitetônicos e as vias. Para a base da maquete, será necessário um nivelamento com resina autonivelante. Cada um dos módulos possuirá peças de encaixe para que fiquem bem ajustados.

Plataformas
As duas plataformas para acesso do público sobre a área da maquete foram desenhadas de acordo com as dimensões previstas da própria maquete e devem ser instaladas sobre 16 módulos (4x4). 

Video Mapping 
Projeção da Maquete
Opção 1 – Cinco projetores
Na planta de projeção de imagens vemos que, em função da colocação das duas plataformas, se prevê a instalação de cinco projetores para o video mapping, sobre a maquete. Assim, a projeção ocorrerá apenas sobre a área do Plano Piloto. Os projetores devem ser instalados no teto de forma que permitam total acesso para manutenção e programação, sem dano à maquete: um projetor está colocado na entrada da sala (P1); outros dois (P2 e P3) ficam encostados nas plataformas; e os dois últimos (P4 e P5) ficam no lado oposto, no teto próximo à parede da exposição permanente do projeto de Lucio Costa. Os suportes dos projetores precisam ser de extrema precisão, para permitir a regulagem milimétrica das projeções. 
Opção 2 – Dez projetores Após o estudo de custo e das diferentes opções de projetores, esta opção com 10 equipamentos laser com controle remoto para o ajuste da imagem, pode ser interessante do ponto de vista econômico. Isto, porque, segundo o engenheiro de audiovisual consultado, o custo de 10 projetores normais é menor do que o de cinco projetores com cinco lentes especiais (opção 1), adequadas para abranger área maior da maquete. Uma desvantagem, no caso dos 10 projetores é o acesso para a manutenção, que exigirá a retirada de alguns módulos da maquete, quando for necessário.

Painel autoportante de entrada e saída do Espaço Lucio Costa
O painel autoportante deverá ser instalado a dois metros entrada do Espaço Lucio Costa, servindo de anteparo à luz natural que entra no ambiente e poderia prejudicar a projeção de vídeo sobre a maquete. O desenho vazado que ilustra partes do projeto original do Plano Piloto permitirá a circulação de ar natural no espaço. A ideia é que o painel ajude a criar um circuito lógico de visitação com entrada, circulação e saída. Este painel será construído em chapa de ACM de 3 mm, com estrutura metálica de 40 x 40mm, em três módulos, também para facilitar o transporte e a movimentação, e terá niveladores 
de rosca para garantir a estabilidade da peça. Toda a estrutura terá acabamento em pintura eletrostática azul automotiva, para garantir proteção. No total, terá 13 m de largura por 2,40 m de altura e profundidade de 40 cm, para que seja autoportante. Um rodapé ajudará a elevar a peça do piso, o que facilitará a limpeza. No detalhe do desenho, vemos que o painel é dividido em módulos, sempre apoiados na estrutura, que são dobrados para encaixar no topo e na base, de forma também a esconder 
os parafusos que fixam as chapas de ACM na estrutura metálica. O conjunto é leve e de fácil montagem e desmontagem, o que garante sua mobilidade. O grafismo com os elementos arquitetônicos do Plano Piloto vazados digitalmente, mostram a Asa Norte e a Asa Sul. 

You may also like

Back to Top