Expografia sala de Ex-votos e Santos de Casa - Coleção Márcia de Moura Castro
Expografia sala de Ex-votos e Santos de Casa - Coleção Márcia de Moura Castro
Sala dos Ex-votos e Santos de Casa da Expografia sala de Ex-votos e Santos de Casa - Coleção Márcia de Moura Castro
Sala dos Ex-votos e Santos de Casa da Expografia sala de Ex-votos e Santos de Casa - Coleção Márcia de Moura Castro
Exposição permanente do museu
Exposição permanente do museu
Coleção de ferramentas
Coleção de ferramentas
Vista da entrada da sala da exposição permanente
Vista da entrada da sala da exposição permanente
Vitrine dos ex-votos
Vitrine dos ex-votos
Vitrine dos ex-votos
Vitrine dos ex-votos
Vitrine
Vitrine
Painel da exposição do Santuário como obra de arte
Painel da exposição do Santuário como obra de arte
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Santos de casa da coleção de Márcia de Moura Castro
Santos de casa da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Ex-votos da coleção de Márcia de Moura Castro
Galeria das Réplicas
Galeria das Réplicas
Galeria das Réplicas
Galeria das Réplicas
Galeria das Réplicas
Galeria das Réplicas
Primeiro museu de sítio histórico do Brasil, Patrimônio Mundial da UNESCO

O Museu de Congonhas é um dos mais importantes projetos de preservação da memória do país. Nasceu com a missão de oferecer ao público informações históricas e de contexto a milhares de pessoas que todos os anos visitam o Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, conjunto arquitetônico e paisagístico declarado como Patrimônio Mundial em 1985. O projeto expográfico foi desenvolvido com o objetivo de incentivar a interpretação do Santuário nas múltiplas dimensões.
Na identidade visual, o logotipo foi desenvolvido a partir de escritos com a caligrafia de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, autor das esculturas dos profetas e das talhas do Santuário de Bom Jesus do Matosinhos. Os tons das paredes e painéis do Museu foram pesquisados na paleta de cores usadas pelo mestre Ataíde, autor da policromia das talhas. O moderno e o antigo conversam e se complementam na forma de sistemas de telas interativas, maquetes, reproduções e acervo, combinados ao conteúdo histórico pesquisado pelos museógrafos Letícia Julião e Rene Lommez, curadores da exposição do Museu.
Na entrada, o visitante é recebido por um video-wall com o registro de romeiros em procissão. Som de passos e trilha musical guiam homens e mulheres de forma sutil o caminho a seguir: o corredor de acesso à exposição permanente. Salpicam a tela rostos da gente que busca respostas no exercício diário do sagrado. Nos painéis e ambientes que se seguem, o visitante é levado a experimentar a história de arte e da fé presentes nas obras do Santuário.
A imagem de Feliciano Mendes, romeiro português que deu início à construção da ermida que viria a se tornar a Basílica do santuário, surge com uma oferenda dirigida ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos pela cura alcançada. Avançando na sala, painéis revelam a tipologia de ex-votos, objetos oferecidos por graças alcançadas; um mapa e um vídeo localizam regiões sagradas de peregrinação no mundo. Adiante, uma animação em 3D e a linha do tempo apresentam o passo a passo e da construção do Santuário. Outro audiovisual aproxima o olhar do conteúdo das seis capelas e 64 esculturas que representam os passos da Paixão de Cristo. 
Recursos e enredo levam o visitante a interiorizar as mudanças ocorridas no Sítio ao longo dos anos, como demonstra a maquete do conjunto do sítio em sua representação bidimensional da cidade. Os processos artísticos no barroco são exaltados no conjunto formado pela vitrine circular que guarda pigmentos, pincéis e pedras, materiais usados nos ateliês da época. Do alto, pendem sobre o móvel ferramentas semelhantes às usadas pelo mestre Aleijadinho. Em torno, painéis gráficos e tridimensionais apresentam o Santuário como obra de arte.  

Cliente: UNESCO, Representação no Brasil - IPHAN
Curadoria: Letícia Julião e Rene Lommez
Projeto expográfico: Luis Sardá
Equipe de trabalho da UNESCO para o projeto da expografia do Museu de Congonhas

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