Expografia 
“Itaipu, uma obra diplomática”
Exposição temática de longa duração na sala de exposições temporárias do Palácio Itamaraty.
Desafio em espaço patrimonial e clásico - respeito e integração de elementos e recursos tecnológicos modernos.
A hidrelétrica de Itaipu é uma das maiores obras de engenharia do mundo. Para construí-la, Brasil e Paraguai precisaram pactuar a utilização do potencial hidrelétrico do rio Paraná, recurso natural de valor extraordinário.

A história de sua construção equivale a uma enciclopédia de recordes, superações, números magnânimos, desafios no limite da impossibilidade e aprendizado coletivo. O empreendimento precisou de dez anos para ser concluído, necessitou do trabalho de aproximadamente 40 mil empregados no pico da obra, escavou 50 milhões de toneladas de terra e rocha e produziu quase 13 milhões de m³ de concreto, volume suficiente para construir um túnel quinze vezes maior que o Eurotúnel, estrutura submersa que liga o Reino Unido à França.

Todo esse esforço foi viabilizado por obra negociadora. O Palácio Itamaraty, sede do governo brasileiro de 1889 a 1897 e da diplomacia brasileira de 1897 até 1970, foi ambiente importante nesse processo. Além de palco de entendimentos cruciais, seus arquivos guardam centenas de milhares de documentos, livros, fotografias e mapas que subsidiaram ou registraram a ocupação do território platino, a definição dos limites territoriais e, por fim, a complexa negociação que permitiu a construção da hidrelétrica compartilhada entre Brasil e Paraguai.

Sem a diplomacia, não haveria Itaipu.
O Palácio Itamaraty no Rio de Janeiro foi construído em meados do século XIX por um bem-sucedido comerciante, Francisco José da Rocha. Ficou conhecido como o palacete cor-de-rosa. Foi sede do Ministério das Relações Exteriores de 1899 a 1970 e se tornou um dos primeiros imóveis tombados pelo patrimônio histórico. Hoje, sedia o Museu Histórico e Diplomático, o Arquivo Histórico, a Biblioteca Histórica e a Mapoteca Histórica do Itamaraty, além do Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD).
Ficha técnica
 
Realização: Ministério das Relações Exteriores (MRE) - Governo Federal 
Instituto Pedra 
Patrocinador: Itaipu Binacional

Expografia
Coordenação Geral: Instituto Pedra

Caroline Soudant Roteiro de audiovisuais e pesquisa iconográfica
Luis Sardá Projeto expográfico e direção de arte
Isabella Atayde Henrique Coordenação de produção
Patrícia Sardá Design de interativos
Tiago Rocha e Sofia Benevides Montagem e produção dos audiovisuais:
Fabrício Vandick Modelagem 3D e audioguia da exposição

Montagem cenográfica: Camuflagem
Instalação elétrica: Berenguer Engenharia
Iluminação: Samuel Betts - Belight
Impressões Fine Art: Estúdio Lupa
Impressões grande formato: Base Comunicação Visual
Produção gráfica: Rodrigo Pinilla e Marcus Handofsky
Instalação audiovisual: Linha D Montagem

You may also like

Back to Top